Entre em contato com a AMAFAVV

Telefones: (27) 99939-3007, (27) 98808-2908 e (27) 3132-2138 - Endereço: Avenida Princesa Isabel, nº06, Ed. Martinho de Freitas, Sala 1510, Centro, Vitória/ES

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Presos fazem rebelião e quebram paredes e grades no Centro de Triagem de Viana

Folha VitóriaOs presos do Centro de Triagem de Viana se rebelaram na noite desta terça-feira (19). Os detentos quebraram paredes, grades e vasos sanitários. A unidade que possui capacidade para 160 detentos está com 850.
A rebelião foi contida com a intervenção de agentes da Diretoria de Segurança Penitenciária de Viana (DSP). Ninguém ficou ferido.
Segundo o Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (Sindaspes), a iminência do motim já havia sido avisada. Ainda de acordo com informações do sindicato, a superlotação e outras irregularidades foram encaminhadas ao Ministério Público e à Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa. O sindicato teme que novas rebeliões voltem a acontecer.


A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que realmente foi registrado um tumulto no Centro de Triagem de Viana, no final da tarde desta terça-feira (19). A ação dos detentos foi contida por agentes da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), que também estão reforçando a segurança da unidade prisional.

A Sejus afirmou que está trabalhando para amenizar o quadro de superlotação que existe hoje no Centro de Triagem e está realizando licitação de projetos com o objetivo de construir nove unidades prisionais novas. Também está em planejamento, segundo o órgão, a construção de um novo Centro de Triagem, no local onde funcionava o Centro de Detenção Provisória de Cariacica, no bairro Tucum.

A Sejus salientou que trabalha em parceria com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública para equilibrar a entrada e a saída de presos no sistema penitenciário do Estado e evitar a superlotação.

No entanto somente de janeiro a maio de 2012, de acordo com a Sejus, 4.928 presos entraram nas unidades prisionais do Espírito Santo e no mesmo período 4.036 presos saíram, o que significa um saldo de 892 presos que permaneceram no sistema prisional.
A Sejus destaca ainda que nos últimos oito anos o Governo do Estado construiu 26 novas unidades prisionais, que criaram 10.512 vagas no sistema prisional do Estado. As construções demandaram um investimento de R$ 453 milhões de recursos próprios do Estado.

http://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2012/06/presos-fazem-rebeliao-no-centro-de-triagem-de-viana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário