Supervisor extorquia dinheiro de presos, diz direção de presídio no ES
Presos fizeram a denúncia e a direção do presídio investigou.
Mensagens de celular mostram pedidos de depósito em conta bancária.

Foi descoberto um esquema de extorsão comandado por um supervisor de segurança dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Vila Velha, na Grande Vitória. Os presos fizeram a denúncia e a direção do presídio investigou. O supervisor foi preso no final da tarde desta sexta-feira (17).
A direção do presídio fotografou as mensagens de celular nas quais os presos pedem que parentes depositem dinheiro em uma conta bancária, pertencente ao supervisor de segurança, de 53 anos. Ele distribuía entre os detentos cartões com pedidos de depósito de dinheiro em troca de favores.
O supervisor foi detido enquanto vigiava presos que trabalhavam na área externa do presídio. Ele foi levado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município e, depois, encaminhado para um presídio em Xuri, no mesmo conjunto de presídios em que trabalhava.
O diretor do presídio explicou que o supervisor de segurança trabalhava há sete anos na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O cargo é comissionado e não de chefia, parecido com um agente penintenciário. Porém, o supervisor de segurança recebe ordens de um agente concursado. Segundo a direção do presídio, o supervisor não chegou a receber dinheiro de nenhum preso.
Em nota, a Sejus informou que o supervisor estava sendo investigado pela Corregedoria e pela Diretoria de Inteligência da Secretaria por suspeita de facilitar a entrada de celular na unidade prisional. Ele foi autuado em flagrante por corrupção passiva e por ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional.
De acordo com a Sejus, o supervisor está preso na Penitenciária Estadual de Vila Velha II e sua exoneração será publicada no Diário Oficial da próxima sexta-feira (24), com data retroativa.

Presos mandavam mensagens para família pedindo dinheiro para entregar ao supervisor. (Foto: Reprodução / TV Gazeta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário